Artists' Valley da CCXP | Eu quero!

Aqui estou eu mais uma vez me apresentando a vocês, na torcida para marcar presença em mais uma CCXP! A cada ano que passa descubro como posso contribuir para deixar este evento ainda mais incrível. Agora, chega de conversinha! Vou me apresentar, né?


Meu nome é Bianca Mól e eu sou ilustradora, escritora e videocontadora de histórias. Isso mesmo! Eu tenho um canal, chamado Garota Desdobrável, onde crio videocontos pra ver se deixo seu dia um pouquinho mais colorido.


Amo fazer trabalhos artesanais. Lápis de cor, canetinhas, estiletes, tesouras são tudo pra mim! Gosto, também, de criar pra gente de todos os tipos. De todas as idades. É isso que há dez anos venho fazendo na internet, na literatura, na televisão e em salas de aula por todo o Brasil.


Abaixo listei algumas das coisas que fiz, mas fique à vontade pra fuçar por todo o site, viu? A casa é sua!

Algumas histórias em vídeo :)

Coca-Cola | Goal

Em 2023, para a final da Copa Libertadores no Rio de Janeiro, a Goal me contratou para criar um vídeo promocional para a Coca-Cola.

O objetivo era destacar pontos turísticos da cidade - de Copacabana à Lapa - e deliciosas combinações de comidinhas locais com Coca Zero.

Foi uma experiência divertida ilustrar e animar alguns cantinhos da minha cidade natal, para uma marca tão presente na vida de todo mundo! :)

O resultado me encheu de orgulho. (E à minha mãe também, que tirou onda com todas as amigas dizendo que a filha fez um vídeo pra Coca) (...mães!)

Call of Duty | Activision

Trabalhar com a Activision foi uma daquelas surpresas boas da vida. Apesar de meu traço normalmente caminhar pelo universo fofo e sensível, sempre fui apaixonada por jogos de FPS — talvez justamente por esse contraste divertido. Então imagina só a alegria de ilustrar e animar uma campanha para Call of Duty!

O vídeo, narrado pelo streamer Hayashii, se passa em Verdansk — um dos mapas mais queridos do CoD Warzone. A história mistura ação e humor, com aquela pitada épica que os fãs da franquia conhecem bem. Nele, pude ainda misturar um pouquinho da minha paixão por quadrinhos, que casou super bem com a linguagem que a Activision procurava.

Foi um trabalho muito especial e ainda mais gratificante ao ver a recepção calorosa da comunidade gamer. Ver meu traço em um universo tão diferente do que costumo explorar foi, sem dúvidas, uma realização. :)

Zuri | HQ

Zuri, nome africano oriundo do idioma suaíli, significa "bonita".

E é essa bonita garotinha de sete anos que nos traz, aqui, a sua história. De maneira cativante e direta, vemos as lutas e dores enfrentadas pelas pessoas pretas diante de atitudes e expressões racistas enraizadas na sociedade brasileira.

Através dos olhos curiosos de uma criança de sete anos, Zuri nos leva em uma jornada pela sua vida, sua família e sua escola, onde todos estão empenhados em conscientizar as pessoas e combater o racismo estrutural de forma lúdica e educativa.

Esta história em quadrinhos não apenas nos convida à reflexão, mas também nos inspira a agir contra o racismo, promovendo a valorização e o empoderamento das pessoas pretas.

Prepare-se para uma leitura que vai além das páginas, despertando consciências e incentivando mudanças positivas, afinal, a luta contra o racismo é de todos nós!

História escrita por Eliane Bonadio, com ilustrações minhas. O lançamento de "Zuri" aconteceu na CCXP 2024. :)

Livro Garota Desdobrável

Quem não gosta de uma boa história? Com lápis de cor, tesoura e muita fantasia, o livro "Garota Desdobrável - Contos de Papel" quer deixar a vida mais colorida. Nele, você encontra dez histórias inspiradoras sobre amor, esperança, amizade, família – e tudo aquilo que nos faz sonhar com um universo de contornos mais bonitos e cores mais vibrantes. Escolha os seus personagens nos encartes extras, recorte e dê vida ao seu próprio universo mágico com ajuda de cenários que servirão como pano de fundo para as suas histórias. Tudo feito à mão. Tudo por mais sorrisos. Para todo mundo.

Pensando em estimular a imaginação da criançada, o livro "Garota Desdobrável - Contos de Papel" tem sido usado nas disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura e Artes por todo o Brasil.

Desde o seu lançamento, acompanhei uma série de trabalhos incríveis e pra lá de criativos. Algumas escolas montam seus próprios "livros desdobráveis", outras realizam animações inspiradas nos contos, outras analisam os textos e as suas interpretações. É sempre uma experiência maravilhosa!

Revista "Não ligue, isso é coisa de mulher!"

Um trabalho prá lá de especial! Por ele, tive a honra de ganhar o Troféu Ângelo Agostini de Melhor Ilustradora. A publicação contou também com a premiação de Melhor Publicação Independente.

O álbum "Não ligue, isso é coisa de mulher!" é composto por dez mulheres que, juntas, retratam, através das histórias em quadrinhos, alguns comportamentos tóxicos masculinos, numa visão totalmente feminina e bem-humorada.

Todas as histórias mostram uma inversão de papéis em situações cotidianas que homens e mulheres encaram (de formas bastante diferentes). :)

Um álbum irreverente, provocador e divertido. Essas dez mulheres garantem: vão falar dos homens de uma maneira que você nunca viu!

Autoras: Bianca Mól, Eliane Bonadio, Fabiana Signorini, Flávia Gasi, Lígia Zanella, Luiza Lemos, Mari Santtos, Nanda Alves, Renata C B Lzz e Roberta Cirne

Ilustrações tradicionais e recortes

Desde pequena, sempre gostei de desenhar. Durante o período da faculdade todo, no entanto, deixei este hábito de lado. Em 2014, o retomei o passatempo, que, aos poucos, se tornou também um trabalho.

De lá pra cá, passei a me aventurar em estilos e técnicas diferentes. Gosto bastante de trabalhar com diversos tipos de papéis, lápis de cor, canetinhas, estiletes, tesouras e aquarelas. Ilustrar, para mim, é criar mundos. É, também, materializar minha imaginação.

Mais aventuras em desenho podem ser vistas em meu Instagram, @BiancaMol.

Centenário Paulo Freire | UFPR

Para celebrar o centenário do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire, fui convidada por um grupo de servidores e servidoras da Universidade Federal do Paraná a criar uma arte para uma nova sala no campus Jandaia do Sul, voltada para práticas pedagógicas. As palavras que aparecem escritas no quadro negro representam a obra de Freire, e foram escritas à mão pelos colaboradores que se uniram para viabilizar esta peça tão cheia de significado.

Em um período de tanto caos, criar esta arte foi um respiro. E me serviu de inspiração pra seguirmos em frente sem perder a esperança.

A obra possui uma licença livre pra voar. Quem quiser baixar, aqui está o link, no acervo digital da UFPR:

Muito obrigada aos servidores da UFPR pela confiança e pela maravilhosa (e difícil!) missão de colorir um pouquinho dessa vida tão cinzenta.

Revista "Não tema, isso é coisa de mulher!"

No segundo volume do "Não tema, isso é coisa de mulher!" encontramos uma continuação do primeiro (e premiado!) livro, Não ligue, isso é coisa de mulher!

Temos a reunião de histórias de quadrinistas com contos bem diferentes sobre o que é ser heroína, que questionam o maniqueísmo das histórias de herói, e a abordagem de poder que costumamos ver em personagens com superpoder. São 8 histórias desenvolvidas por diferentes artistas mostrando a visão do heróismo feminino.

Caixas de Histórias

Como sempre amei trabalhar com papel, adoro me aventurar nas possibilidades que ele proporciona!

Foram assim que nasceram os pequenos dioramas das "Caixas de Histórias". Em molduras no formato caixa, crio pequenos universos para que outros fãs, como eu, tenham um pouquinho dos mundos de suas séries e filmes favoritos pertinho, em suas próprias casas.

Cada Caixa de Histórias é criada artesanalmente. Feita sempre à mão, com o coração. <3

Pequenos Universos

No fim de 2016, comecei a produzir quadros para esta série, que nomeei "Pequenos Universos". Ela conta com obras que mostram um astronauta vivendo na Terra, mas, como um peixe fora d'água, sente que algo não está se encaixando.

Todas as peças levam nomes de canções de David Bowie. Temos "Starman", "Life on Mars?", "Space Oddity", "Changes", "Heroes" e "Ziggy Stardust".

Em 2018, criei minha primeira revista em quadrinhos - Astro - inspirada nessa série de artes. :)

Acho que é isso, pessoal. Vou listar por aqui todas as minhas redes sociais, contatos e tudo mais:

Instagram, FacebookTwitter, Tiktok Youtube
 

Se você quiser me conhecer melhor, é só navegar pelo site! Em "Sobre" falo um pouco mais de mim... E na parte de "Portfólio" dá pra conhecer outros trabalhos que fiz. :)

Muuuuuito obrigada por terem visto tudo até aqui! Até a próxima! <3


Bianca Mól


(21) 9 9236 3554 | bianca.cmol@gmail.com